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MISSÃO

Encontrar soluções que permitam o acesso de um maior número de brasileiros ao ensino particular.

DEFINIÇÃO

É um programa de relacionamento entre os alunos, as instituições de ensino e os agentes financeiros com o propósito de tornar viável o investimento privado no setor educacional.

O PROFIPE não é uma corretora ou agência de financiamento. Ele é um instrumento que permite reunir um grande número de instituições e conseqüentemente de vagas, com o propósito de através do volume sensibilizar os investidores, quanto ao atendimento de suas necessidades a uma taxa de juros compatível e um prazo de pagamento que atenda aos alunos e às instituições de ensino.

OBJETIVOS

Oferecer ao mercado educacional a oportunidade de resolver a questão da inadimplência e permitir o financiamento, em um prazo mais longo, das mensalidades escolares para que um número maior de alunos possa ter acesso ao ensino particular;

Estabelecer cooperação entre as instituições de ensino e os agentes financeiros permitindo acesso a investimentos diferenciados que propiciem um melhor gerenciamento financeiro das instituições, o desenvolvimento de novas ofertas e a melhoria dos diversos aspectos ligados à atividade educacional, permitindo que as instituições mantenham o foco em sua atividade fim, ou seja, ensino, pesquisa e extensão.

JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA

Em um País em que somente 3,43% da população passou por uma universidade é fácil observar o impacto de iniciativas desse tipo, principalmente quando se constata que a maior causa de evasão no ensino superior é o elevado custo do investimento, levando-se em conta os padrões econômicos de nossa população.

A expansão da oferta de vagas no ensino superior não foi acompanhada de uma expansão da oferta de crédito o que gerou uma distorção.

Por outro lado, a Constituição Federal de 1988 tornou o ensino livre à iniciativa privada. Grandes investimentos foram realizados, gerando enorme expansão de vagas, cursos e Instituições de Ensino, mas hoje, o que se vê são fartos motivos para preocupação: índices de inadimplência e evasão intoleráveis, candidatos ao processo seletivo cada dia mais despreparados (até pela queda brutal nas relações candidato/vaga), um processo acelerado de aglutinação de vagas na mão de grandes grupos empresariais, uma situação pré-falimentar de instituições antigas e compromissadas, uma legislação que incentiva a inadimplência. Enfim, uma grande desordem.

Na maior parte dos setores da economia, uma aceleração da concorrência produz uma depuração e um desenvolvimento desses mercados, imprimindo-lhes qualidade, aqui entendida até por uma queda de preços, o que coloca os serviços à disposição de um número maior de pessoas. Para um setor em que ocorria uma espécie de oligopólio tácito baseado no conceito de necessidade social para a criação de novas vagas, o aparecimento da concorrência era um fator totalmente novo e a aplicação pura de princípios econômicos e mercadológicos não produziu os efeitos desejados: esse ciclo não se completou.

Os valores das anuidades escolares, com esse nível de oferta no mercado, estão acima da capacidade de pagamento da demanda necessária à ocupação desse novo patamar de vagas. Apesar de todos os esforços do Governo Federal, através de seus programas de financiamento ampliados e modernizados, eles programas não são capazes de atender a todos que necessitam dessa oportunidade e nem seria a prioridade de um Governo que tem tantos outros problemas para resolver como por exemplo educação básica, saúde e energia.

A juventude brasileira, que agora vislumbra a possibilidade concreta de concluir o ensino superior com vagas mais acessíveis, através de vestibulares menos concorridos, porém encontram uma clara limitação quanto as formas de financiamento do investimento que teriam que fazer para o seu desenvolvimento educacional.

A menor estrutura de custos fixos de uma instituição de ensino está localizada na sala de aula: dar aulas para dez alunos ou para quarenta gera quase o mesmo custo fixo (na maioria dos cursos). O número de horas que o professor terá que ficar na sala é o mesmo, as carteiras já estão disponíveis, o quadro negro, a iluminação, etc.

Muitas instituições estariam dispostas a ampliar o investimento em qualidade e a oferta desde que fatores como inadimplência e evasão possam ser minimizados. E é nesse ponto que a instituição de ensino pode participar desse Programa.

A transição de uma situação de inércia para alternativas de financiamento privado, sem burocracia, com grande oferta de recursos e com regras bem definidas, seria altamente desejável, só que essa negociação não é a especialidade das Instituições de Ensino, elas precisam de um programa que possa gerenciar esse problema, porque temos plena consciência que a atividade é e pode ser muito mais lucrativa, tanto no aspecto financeiro, quanto social.

O mercado educacional tem uma linguagem própria. E quando abordado por instituições financeiras, muitas vezes, não age de forma absolutamente racional. E essa atitude não é a esperada, principalmente pelo mercado financeiro em que o retorno pode ser medido por números e de forma muito cristalina.

As Instituições de Ensino precisam de projetos integrados. De alguém que as entenda e saiba se relacionar. Isto envolve a solução de um problema fundamental: o relacionamento inteligente entre alunos, instituições e agentes financeiros.

Para as Instituições é importante saber que o PROFIPE não é apenas mais uma tentativa de um Banco de angariar negócios. O Programa foi criado por um grupo que conhece as reais necessidades das Instituições, sabe se relacionar com elas, já tem esse relacionamento, tem o respeito do mercado e está trazendo as soluções que realmente vão atender às necessidades das instituições.

O PROFIPE não objetiva a venda de nada. Ele é um trabalho de aproximação, intensificando o relacionamento e atuando nos pontos fundamentais para a proposição de soluções que possam tornar viável a relação instituição de ensino/aluno/agente financeiro.

REMUNERAÇÃO DO PROFIPE - PROGRAMA DE FINANCIAMENTO DO PARTICULAR DO ENSINO

O Programa é mantido pelos agentes financeiros credenciados e em algumas linhas de crédito por contrapartidas das Instituições conveniadas mediante contrato específico para esse fim.

Em casos de projetos para a instituição obter financiamentos diferenciados (máquinas e equipamentos, capital de giro, alongamento de perfil de dívida, abertura de capital dentre outras) é cobrado um valor sobre o custo de plano de negócios a ser desenvolvido, acompanhado e aprovado junto ao agente financiador. Nestes casos o valor para elaboração do Projeto será acordado previamente entre a instituição e as empresas envolvidas. É importante esclarecer que na maioria dos casos o financiamento não exige a participação de um outro banco para prestar aval ou coisa do tipo.

PROFIPE - FINANCIAMENTO AO ALUNO ATRAVÉS DE CRÉDITO CONSIGNADO

O crédito consignado é uma modalidade de financiamento regulamentado em lei, que através de um convênio da instituição de ensino com o agente financeiro e deste com a empresa empregadora do aluno, não importando se é pública ou privada, permite o desconto das prestações mensais do financiamento diretamente na folha de pagamento do aluno ou de outra pessoa indicada por ele. É uma operação simples largamente difundida no mercado e que agora está também à disposição dos alunos para o financiamento de seus estudos através do PROFIPE.

As taxas de crédito consignado variam de convênio a convênio e estão entre as mais atraentes do mercado uma vez que a forma de cobrança minimiza o risco do investidor e o dinheiro é depositado diretamente na conta da instituição de ensino.

É importante observar que o aluno ou a pessoa indicada pelo aluno para o desconto em folha não pode comprometer mais do que 30% de seu salário para executar esse tipo de operação.

Financiamento da Inadimplência através de Crédito Consignado

Através de um convênio simples entre a instituição e o agente financeiro, através do PROFIPE, é oferecido financiamento da inadimplência do aluno assim como financiamento para o restante do curso, ou normalmente para o próximo semestre se assim a instituição de ensino desejar, diluindo as mensalidades de forma que esses valores fiquem enquadrados dentro do orçamento do aluno, desde que o mesmo se enquadre nas exigências desse tipo de operação. As instituições recebem antecipadamente o valor financiado ao aluno.

A instituição não presta aval ou fiança nesse tipo de operação. O compromisso da instituição é prestar o serviço contratado ao aluno. A relação financeira deixa de ser entre o aluno e a escola e passa a ser entre aluno e Banco.

Financiamento para as Mensalidades Escolares através de Crédito Consignado

Através do mesmo convênio as instituições de ensino podem oferecer a seus alunos um financiamento que alonga o prazo de pagamento das mensalidades, desde que o aluno se enquadre nas exigências desse tipo de operação. As instituições recebem antecipadamente o valor financiado.

A instituição não presta aval ou fiança nesse tipo de operação. O compromisso da instituição é prestar o serviço contratado ao aluno. A relação de financeira deixa de ser entre o aluno e a escola e passa a ser entre aluno e Banco.

Financiamento para a Comunidade Acadêmica através de Crédito Consignado

O mesmo convênio permite a extensão de diversos benefícios à comunidade acadêmica (professores e funcionários), através de créditos pré-aprovados para os mais diversos motivos de investimento ou pagamento de despesas com desconto em folha de pagamento da própria instituição de ensino se ela assim desejar.

PROFIPE - FINANCIAMENTO AO ALUNO ATRAVÉS DE CRÉDITO DIRETO AO CONSUMIDOR - CDC

O crédito direto ao consumidor é uma modalidade de financiamento regulamentado em lei, que permite o equacionamento da inadimplência e do alongamento do prazo de pagamento dos cursos. Esse tipo de financiamento não é descontado em folha de pagamento como ocorre com o crédito consignado. É uma operação simples largamente difundida no mercado e que agora está também à disposição dos alunos para o financiamento de seus estudos através do PROFIPE.

As taxas de crédito são negociadas intensamente através do PROFIPE para que os alunos e a própria instituição tenham um prazo e uma taxa de juros que possam tornar viável a operação.

O que certamente difere no caso de se realizar essa operação através do PROFIPE é a capacidade do Programa em negociar com os agentes financeiros, uma vez que até o momento temos cadastradas mais de 600.000 vagas de 143 instituições, o que torna a oferta atraente para os investidores e aumenta o poder de negociação do Programa.

É importante observar que o aluno deve ter um ou dois avalistas para que se possa concretizar a operação na forma da Lei. A documentação é simples e a operação é liberada dentro do prazo normal de liberação de CDCs bancários.

A instituição não presta aval ou fiança nesse tipo de operação. O compromisso da instituição é prestar o serviço contratado ao aluno. A relação de financeira deixa de ser entre o aluno e a escola e passa a ser entre aluno e Banco.

Esse tipo de crédito está sendo negociado com os bancos para que estes o ofereçam com uma taxa de juros que acreditamos ser compatível e viável para produto. Atualmente as taxas praticadas nessa modalidade de financiamento ainda são muito elevadas.

Financiamento da Inadimplência através de Crédito Direto ao Consumidor

Através de um convênio simples entre a instituição e o agente financeiro e sem qualquer custo para a instituição de ensino, através do PROFIPE, é oferecido financiamento da inadimplência do aluno assim como financiamento para o restante do curso, diluindo as mensalidades de forma que esses valores fiquem enquadrados dentro do orçamento do aluno, desde que o mesmo se enquadre nas exigências desse tipo de operação. As instituições recebem antecipadamente o valor financiado ao aluno.

A instituição não presta aval ou fiança nesse tipo de operação. O compromisso da instituição é prestar o serviço contratado ao aluno. A relação de financeira deixa de ser entre o aluno e a escola e passa a ser entre aluno e Banco.

Esse tipo de crédito está sendo negociado com os bancos para que estes o ofereçam com uma taxa de juros que acreditamos ser compatível e viável para produto. Atualmente as taxas praticadas nessa modalidade de financiamento ainda são muito elevadas.

Financiamento para as Mensalidades Escolares através de Crédito Direto ao Consumidor

Através do mesmo convênio as instituições de ensino podem oferecer a seus alunos um financiamento que alonga o prazo de pagamento das mensalidades, desde que o aluno se enquadre nas exigências desse tipo de operação. As instituições recebem antecipadamente o valor financiado.

A instituição não presta aval ou fiança nesse tipo de operação. O compromisso da instituição é prestar o serviço contratado ao aluno. A relação de financeira deixa de ser entre o aluno e a escola e passa a ser entre aluno e Banco.

Esse tipo de crédito está sendo negociado com os bancos para que estes o ofereçam com uma taxa de juros que acreditamos ser compatível e viável para produto. Atualmente as taxas praticadas nessa modalidade de financiamento ainda são muito elevadas.

FINANCIAMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Aquisição de ativos, máquinas, equipamentos ou imóveis, capital de giro, alongamento do perfil do endividamento

Com carência de até 4 anos, com prazo máximo para resgate de até 10 anos, operação mínima de R$ 4.000.000,00, prazo para concessão de 45 a 60 dias e amortizações mensais. O crédito pode ser concedido tendo como garantias imóveis, equipamentos e recebíveis (mensalidades escolares e outros valores a receber).

Em outra modalidade de financiamento os prazos podem ser de 01 a 10 anos podendo haver carência de 03 a 12 meses e taxas a partir de 11,5% ao ano.

Ainda em outra modalidade os prazos podem ser de 01 a 06 anos com carência de até 12 meses e taxas a partir de 12% ao ano.

Para instituições do Norte e Nordeste os prazos podem chegar até 12 anos, com até 4 anos de carência e taxas de juros anuais de 7,5%.

A instituição de ensino pode tomar alguns desses créditos para formar um fundo próprio para financiamento da inadimplência e das mensalidades escolares, proporcionando um alongamento do prazo de pagamento e se colocando no mercado com grande vantagem comparativa em relação à concorrência. Estes financiamentos precisam de projetos específicos para serem liberados e é cobrado um valor para execução do Plano de Negócios, objeto primordial à concessão destes créditos.

Observação: Estas linhas serão destinadas às empresas que estejam com as condições cadastrais e tributárias regularizadas. Os financiamentos propostos acima devem ser analisados caso a caso para a oferta de acordo com o perfil de cada instituição.

Financiamento para Expansão de Instituições de Ensino, Melhoria da Qualidade da Oferta, Modernização de Instalações e Projetos de Aquisição Parcial ou Total de Instituições

Mediante estudo de viabilidade econômica e acreditação, realizado por empresa especializada, o Programa conta com investidores interessados em participar de projetos educacionais como acionistas.

AGENTES FINANCEIROS

O PROFIPE não é um agente financeiro e não faz agenciamento de projetos. Os contratos de concessão de crédito são realizados diretamente com as instituições financeiras devidamente credenciadas junto ao Banco Central do Brasil e ao PROFIPE, mediante indicação do Programa e as relações serão revestidas de todas as formalidades próprias desse tipo de operação, cabendo ao PROFIPE apenas buscar cooperação entre as instituições e o mercado financeiro para que sejam atendidas as expectativas dos agentes envolvidos.

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